domingo, 30 de setembro de 2012

agora nós vamos falar sobre ciências

O Corpo Humano
Esquema do sistema digestórioo.
O ser humano, como sabemos, é um ser vivo. Isso porque ele nasce, cresce, morre e tem capacidade de se reproduzir. Além disso, assim como todos os seres vivos, ele écomposto por células, que são estruturas geralmente tão pequenas que só podem ser vistas com o uso de lentes especiais de aumento. Abaixo, o esquema de uma célula:


Se compararmos o organismo humano com o de outros animais, veremos muita coisa em comum, como o fato de serem formados por mais de uma célula. Na maioria dos seres vivos multicelulares (ou seja, com muitas células), estas estruturas, em conjunto, se organizam em unidades maiores, chamadas de tecidos. 

Tecidos
 se unem e formam os órgãos, como o coração, rins, dentre outros. Conjuntos de órgãos, realizando funções bem definidas, formam sistemas  (sistema digestório, sistema respiratório, etc.).

Conjuntos de sistemas formam organismos. Cada organismo, como um todo, forma o indivíduo, que é delimitado por um corpo.
Assim como existem semelhanças, o corpo de diferentes seres vivos também apresentam diferenças. Exemplos: a presença de asas em alguns deles, o fato de poucas espécies andarem somente com dois pés, dentre outros. Por outro lado, se prestarmos atenção a um grupo de pessoas, podemos perceber que, mesmo elas apresentando diferenças entre si, a estrutura básica do corpo é semelhante: todas elas possuem cabeça e tronco, e a maioria possui membros (dois braços e duas pernas).


Nossa espécie, que é um animal vertebrado, apresenta em comum com todos os outros vertebrados a presença do crânio, que é uma estrutura resistente que protege o nosso cérebro e dá forma à cabeça. 

Os membros podem ser superiores ou inferiores. Os superiores são os braços, antebraços, mãos e dedos. Já os inferiores são as coxas, pernas, pés e dedos. 

Alguns animais vertebrados não possuem os membros superiores, tal como foi dito, pois estes se apresentam em forma de asas. Outros, ao invés dessas quatro estruturas, apresentam caudas e nadadeiras. Outros não possuem membros e se rastejam.

Além disso, a maioria desses animais possui esqueleto com coluna vertebral. Ela dá sustentação ao corpo e, no nosso caso, fica localizada na região do tronco. Esta região compreende o pescoço, a região do peito, da barriga e das costas. É a parte verde do desenho.

Sistema Locomotor
Graças ao esqueleto e aos músculos, podemos nos locomover.
Os movimentos que fazemos com nosso corpo acontecem em virtude do sistema locomotor, formado pelo esqueleto e pelos músculos. Os ossos, cartilagens e articulações são os componentes do esqueleto.
Os ossos sustentam nosso corpo: sem eles seríamos um amontoado de músculos incapaz de ficar em pé. Os ossos também são importantes porque protegem nossos órgãos. As costelas, por exemplo, abrigam dentro de nosso esqueleto o coração, o pulmão e muitos outros órgãos.


Os ossos, também, guardam dentro deles uma substância muito importante para nosso organismo: o cálcio. Além disso, dentro deles, é encontrada amedula óssea, responsável pela formação de células do sangue. 

Se você apalpar seu corpo poderá sentir os ossos da cabeça, pescoço, ombros, braços, mãos, tronco, costas, quadril, pernas, pés, enfim! São tantos, que somam 206 em uma pessoa adulta. Quando os bebês nascem, eles apresentam um número de ossos um pouco maior. Aos poucos, alguns deles se unem, diminuindo esse número.

Além dos ossos, temos as cartilagens, que são partes um pouco mais moles, mas muito resistentes. Podemos encontrar cartilagens nas orelhas, no nariz, na coluna vertebral, nas pontas de alguns ossos, dentre outros locais.


Algumas peças cartilaginosas são as responsáveis pelos movimentos: as articulações. Elas são divididas em dois grupos: móveis e imóveis.

Aarticulações móveis aparecem na mandíbula, pescoço, ombros, cotovelos, punhos, coxas, joelhos, mãos, pés, dedos e muitos outros lugares.


As articulações imóveis aparecem na cabeça e em outras partes que não se mexem. A moleira, região muito sensível encontrada nos bebês mais novos, é um exemplo.


É importante perceber que os ossos da cabeça não se mexem, mas ela se locomove para os lados, para baixo e para cima através dos movimentos do pescoço. Além disso, nela está a mandíbula, capaz de se mover graças a uma articulação.

O esqueleto é revestido por músculos. Graças a esse conjunto, podemos nos movimentar. Os músculos se unem a algumas regiões de vários ossos, “puxando-os”, quando queremos nos mover. Isso acontece porque esses músculos podem se relaxar e se contrair, de acordo com a nossa vontade.


Os animais vertebrados possuem uma estrutura formada por ossos ou cartilagens chamada esqueleto. A principal função dele é dar sustentação ao corpo. Além disso, ele protege os órgãos que ficam ali dentro, armazenam cálcio e, dentro de alguns ossos, formam-se células do sangue.

Em muitos vertebrados, como o ser humano, o esqueleto é dividido em duas partes:

- Esqueleto axial: formado pelo crânio, coluna vertebral, costelas e cauda.

- Esqueleto apendicular: composto pelos ossos e cartilagens que formam os braços, pernas, asas e nadadeiras.


Uma pessoa adulta possui geralmente 206 ossos. O local onde um osso se encontracom outro é chamado de articulação. Em muitos casos, as articulações podem se mover, como é o caso dos joelhos, dos cotovelos e dos ombros.

Sobre os ossos e suas articulações, são encontrados os músculos
. Eles são responsáveis pela metade do peso de um indivíduo.

Os músculos, em conjunto com os ossos e articulações, permitem com que os indivíduos se movimentem e também se locomovam. Isso ocorre porque esses músculos são capazes de se contrair e também de relaxar, de acordo com a nossa vontade.


No entanto, alguns músculos se relaxam e se contraem sem depender da nossa vontade. Eles são encontrados em muitos órgãos, como o coração e o intestino. Assim, sem esses músculos, nosso coração, por exemplo, não seria capaz de bater. Além disso, nosso intestino teria muitas dificuldades em digerir o alimento que comemos e também em levar o restante para ser defecado (fazer cocô).


Sobre os músculos do esqueleto, temos a pele. Ela protege o corpo contra a entrada de agentes causadores de doenças e contra os raios solares que nos fazem mal. Além disso, ela é a grande responsável pelo tato. 

O tato é um dos cinco sentidos. Graças a ele podemos saber se algo ou alguém é ou está frio, quente, macio, duro, liso, áspero, molhado ou seco. Também é pelo tato que pessoas com deficiência visual conseguem ler em braile.

Órgãos dos sentidos
Graças aos órgãos do sentido, podemos ter diversas sensações diferentes.
Os órgãos dos sentidos são grandes responsáveis pelas diferentes sensações que experimentamos. Graças a eles podemos enxergar, ouvir, sentir o gosto e o cheiro das coisas, tocar e sentir objetos. Essas sensações se dão graças aos: olhos (visão), ouvidos (audição), boca e língua (paladar), nariz (olfato), mãos e pele (tato).


Pelos sentidos podemos perceber se um ambiente está agradável ou não, se possui sons irritantes ou tranquilizantes, se o cheiro é gostoso ou não. Além disso, sentimos o gosto dos alimentos, podendo achá-los bons ou ruins; sentimos coisas quentes e frias; achamos os lugares bonitos ou feios.


A visão é o que nos faz enxergar as coisas. Para isso é necessário ter os olhossaudáveis e ter luz no ambiente, pois no escuro ficamos impossibilitados de enxergar. Para manter a saúde dos olhos é importante não colocar as mãos neles, ler em locais bem iluminados, não assistir televisão em ambientes escuros, não olhar direto para o sol e não esfregar ou coçar os olhos.


Com a audição podemos ouvir os diferentes sons, sejam eles uma música, o toque do telefone, as pessoas conversando, barulhos de máquinas e eletrodomésticos, barulhos de carro, trovões, alarmes, etc. Os ouvidos são muito sensíveis e devem ser limpos com cuidado. Objetos pontiagudos nunca devem ser introduzidos nas cavidades das orelhas, para não perfurar o tímpano, o que pode causar surdez. O correto é limpar os ouvidos com água e sabão, durante o banho, e com o uso de cotonetes, somente pelo lado de fora, sempre auxiliado por um adulto.


O olfato é o sentido que nos permite sentir os cheiros.
 O nariz é um dos principais órgãos responsáveis por esse processo. Dentro dele encontramos pelos bem pequenos que filtram o ar que respiramos, deixando ali o excesso de impurezas, como a poeira e os micróbios. Essas impurezas se juntam a substâncias que o nariz libera, formando a famosa meleca de nariz. Além dessa função, se o clima está muito frio, é o nariz quem esquenta o ar para levá-lo até os pulmões.


Para limpar o nariz não é correto usar o dedo, e sim lavá-lo na pia do banheiro,
 somente com o uso de água, assoando-o. Se estiver gripado, use lenços descartáveis para não ficar limpando o nariz nas mãos ou na roupa.

Com a pele sentimos a textura das coisas, as características dos ambientes e a temperatura que faz. A esse sentido damos o nome de tato. Dentre as diferentes sensações do tato, podemos sentir a temperatura dos alimentos, se gelados ou quentes, se um objeto é duro ou macio, se o pelo de um animal é áspero ou liso, se um objeto é leve ou pesado, se uma toalha está molhada ou seca, dentre várias outras sensações.


Pela pele é que nosso corpo se mantém protegido, impedindo que poeira, água, bactérias e outros entrem facilmente em nosso organismo. Hoje em dia, em razão das altas temperaturas da Terra e do buraco na camada de ozônio, é importante proteger a pele com o uso de filtro solar, também evitando sua exposição prolongada ao sol.

Manter a higiene da pele do corpo também é importante para a saúde, assim como cuidar de machucados e ferimentos mais leves, lavando-os com água e sabão.

A boca está relacionada ao paladar, responsável por nos fazer sentir o gosto dos alimentos. Ao nos alimentarmos, saciamos a fome, aliviando o incômodo que ela causa. É o paladar que nos faz sentir se um alimento é doce, salgado, azedo ou amargo. Isso acontece porque nossa língua é composta por partes diferentes, que contêm células especiais capazes de identificar esses sabores.


Além da língua, o olfato também auxilia na identificação de sabores. Por isso é que, quando ficamos gripados, quase não sentimos o sabor dos alimentos.
Para facilitar a nossa compreensão sobre o corpo humano, podemos dividi-lo em três partes: cabeça, tronco e membros.


Na cabeça temos a face, formada por olhos, cílios, sobrancelha, nariz, boca (com lábios, dentes e língua), queixo e orelhas; e também o nosso cabelo. Dentro da cabeça, temos o cérebro, que é uma estrutura muito importante para a nossa sobrevivência. Graças a ele podemos aprender diversas coisas, como uma nova matéria da escola, e também andar, falar, nos equilibrar, dentre outros exemplos.

No tronco temos o pescoço, o tórax (a região em que fica o peito), o abdome (onde está localizada a barriga) e as costas. A garganta, o coração, os pulmões, o estômago, o fígado, os rins, a bexiga, os intestinos e alguns outros órgãos são encontrados no tronco.


Quanto aos membros, temos os:

- Membros superiores, formados pelos braços, antebraços, mãos e cinco dedos;
- Membros inferiores, formados pela coxa, perna, pé e calcanhar e cinco dedos.

Na ponta dos dedos, temos as unhas. Elas nos ajudam a pegar objetos, e também protegem essa região. Por outro lado, podem acumular sujeira e machucar a nós mesmos ou outras pessoas ou animais de estimação. Assim, é importante que as unhas estejam sempre limpas e bem aparadas.

Graças aos membros podemos nos locomover, pegar objetos, correr, brincar, abraçar, e executar outras infinitas ações.


Há pessoas que não possuem uma ou outra parte do corpo. Algumas já nasceram assim e outras, por algum acidente ou problema de saúde, deixaram de ter tais regiões. Em razão disso, são consideradas deficientes físicos, ou melhor: portadores de necessidades especiais.

Todos os deficientes físicos merecem o nosso respeito e consideração. Eles devem ter prioridade em filas, vagas de estacionamento reservadas, e o espaço das cidades e demais locais adaptados  (como rampas nas calçadas, elevadores, assentos especiais, dentre outros). Devemos respeitar esses espaços destinados a eles, já que podem ter mais dificuldades em determinadas tarefas do que aquelas pessoas que não são portadoras de necessidades especiais.
 
Prevenção de doenças
Uma boa alimentação é importante para a prevenção de doenças.
Para evitar as doenças contagiosas é preciso manter uma alimentação equilibrada, não nos esquecendo das frutas, verduras, legumes, cereais, carnes e ovos frescos. Algumas pessoas têm o hábito de não comer bem, ficando mais expostas a doenças.

Quando nasce um bebê, ainda na maternidade, é feito um cartão que fornece as épocas corretas para se tomar as vacinas e que possui espaço reservado para que o médico acompanhe o desenvolvimento da criança, anotando informações como peso, altura, as vacinas que já tomou, e as datas das consultas.

As doenças mais comuns e que possuem vacinas próprias são catapora, caxumba, rubéola, sarampo, tétano, tuberculose e poliomielite (ou paralisia infantil).


Deixar de levar um filho para tomar as vacinas não é uma boa atitude dos pais, já que muitas doenças sérias podem ser prevenidas por meio desse simples procedimento.

Uma pessoa saudável deve evitar contato com pessoas com doenças transmissíveis, pois se o seu corpo não estiver bem protegido, ela poderá adoecer. Além disso, é sempre bom lavar as mãos com frequência.

É bom lembrar que animais também transmitem doenças e, portanto, não se deve beijar seu pelo ou focinho e nem deixar lamberem seu rosto e boca. 

Uma doença bem comum nos dias de hoje, que é transmitida por um inseto, é a dengue. Ela é causada por um vírus, e é transmitida por uma espécie de mosquito, cujo nome é Aedes AegyptiEle aparece no período de chuva, e põe ovos em locais que contêm água limpa e parada. O mosquito contaminado com o vírus pode picar várias pessoas, transmitindo a doença.

Por isso é importante eliminar todo tipo de objeto que acumula água das chuvas, como vasos de plantas, latas, tampinhas de refrigerantes, garrafas PET, pneus velhos, bacias, baldes, etc.,  a fim de evitar que esse inseto se reproduza ainda mais, aumentando as chances das pessoas adquirirem essa doença.


fonte:ESCOLA KIDS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário